quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Geografia dos Mitos Brasileiros - Mitos que metem medo

Mitos que metem medo
Escrito por Danilo Ribeiro Gallucci  
Em outubro, em várias partes do mundo, comemora-se o Halloween, ou Dia das Bruxas. Tradição norte-americana. Mas será que é o caso de importar lendas alheias se temos tantos mitos capazes de botar qualquer bruxinha na sandália? Para rebater a data, há quem defenda: 31 de outubro é o Dia do Saci. Do Saci e de toda a sua turma, esses meliantes que vivem à solta, praticando toda sorte de malfeitorias. É hora de puxar a ficha corrida dessa gente e dar o veredicto. Podemos ou não tolerar tamanha série de abomináveis maldades? E mais: haverá cadeia capaz de conter a imaginação?

Ao longo do tempo, perseguida, essa turma acabou se refugiando longe das histórias que contamos para as crianças. Em 1947, Câmara Cascudo já alertava para o risco de extinção. Em Geografia dos Mitos Brasileiros, para garantir-lhes sobrevida, resolveu prendê-los num campo, bem pobre e curto, mas enfim um campinho onde poderão ser vistos em maior número que no meio das matas, dos capoeirões e das várzeas brasileiras, dos rios, dos ares e das montanhas da Pátria. Fez efeito. Vira-e-mexe, saltam de volta para o terreno da imaginação dos leitores.
Ficou curioso? Quer saber mais sobre os mitos brasileiros? Acompanhe essa história no site Almanaque Brasil. O enndereço é este http://almanaquebrasil.com.br/curiosidades-cultura/7133-mitos-que-metem-medo.html

Nenhum comentário: