sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Saiba o que é o Dia Mundial Sem Carro

No Dia Mundial Sem Carro, 
as pessoas buscam formas alternativas de transporte
Os problemas de mobilidade urbana das grandes (e médias) cidades e a preocupação com problemas ambientais do planeta são as principais motivações para o Dia Mundial Sem Carro. A ideia é que, anualmente, seja reservada uma data para as pessoas não utilizarem os veículos pessoais e fazer uso de formas alternativas de transporte (ônibus, bicicleta etc). A data escolhida para o Dia Mundial Sem Carro é 22 de setembro.
A campanha para que as pessoas deixem o carro em casa uma vez por ano aconteceu pela primeira na França em 1997. No Brasil, existe desde 2001. Naquele ano a campanha foi feita em 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA).
Onze anos após o início no Brasil, o Dia Mundial Sem Carro contou com a adesão das principais metrópoles do Brasil. Em São Paulo, ciclistas organizam passeios e algumas vagas de garagem serão utilizadas para atividades culturais. No Rio de Janeiro, o espaço onde carros são proibidos será aumentado. Em Curitiba, haverá sorteio de três bicicletas para quem deixar o carro em casa.
Com o crescimento do número de usuários da internet, o Dia Mundial Sem Carro saiu das ruas e chegou às redes sociais. Na data, o assunto se torna o assunto mais falado no Twitter. A hashtag que vai ser utilizada nesse ano é a #DNSC,  #diasemcarro, além da tradicional #diamundialsemcarro.

Números do trânsito assustam

Com menos carros nas ruas, haveria menos acidentes?
 O #DiaSemCarro levanta esse questionamento também.
 (Aldenir Jacques/Jornalismo Participativo)
O Dia Sem Carro é a oportunidade para as pessoas se atentarem às estatísticas do trânsito. No Brasil, os números assustam. No ano passado, 40 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Em São Paulo, o número excessivo de carros faz os paulistanos demorarem mais de duas horas (em média) para se locomover da casa para o trabalho.
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário: