PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Questão de Geografia - Conflitos Religiosos

(UFMG) As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do Globo, agravando situações de instabilidade e de conflitos, associadas a outros fatores sociais, econômicos e políticos.
Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso está presente.
Considerando-se esses países e essas questões, é INCORRETO afirmar que
a) a Índia, país de origem e de convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias cristãs.
b) a Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos, ressente-se de animosidade entre o grupo religioso predominante e as minorias cristãs.
c) as Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste Asiático, têm enfrentado conflitos com a minoria muçulmana, de tendência separatista.
d) os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque -, que assistiram à expansão do Cristianismo nos seus primórdios, têm nos conflitos entre cristãos, hoje em minoria, e muçulmanos mais um grave fator de instabilidade política.

Nenhum comentário: