PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Questão de Geografia - Conflitos no Oriente Médio

(Unb - DF) O Oriente Médio é uma das regiões mais antigas do mundo. Ao longo de tantos milênios, recebeu povos de diferentes procedências, que por lá passaram ou se fixaram, tornando a região um mosaico de etnias, línguas e religiões. No mundo de hoje, a região é conhecida como palco de violência, guerras internas e externas, conflitos, golpes de Estado, invasões, atos terroristas, assassinatos e massacres. A respeito dessa região, julgue os itens subseqüentes.
(1) Na região, predomina a paisagem de deserto, que avança sobre as áreas férteis, onde a exploração abusiva expõe a superfície à perda de umidade, degrada o solo e provoca a desertificação.
(2) As regiões de maior umidade são poucas, situadas próximas ao litoral e nos vales, onde se concentra a população.
(3) Encontra-se nessa região a Planície da Mesopotâmia, conhecida por seu papel histórico, localizada entre os rios Nilo e Eufrates, com sua maior parte situada no atual Egito.
(4) Atualmente, para reduzir o sério problema de escassez de água que a região enfrenta, vem sendo aplicada a técnica de dessalinização da água do mar para o consumo humano.
1.V 2.V 3.F 4. V

Nenhum comentário: