sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Por que as flores abrem na primavera?

Adriana Franzin
Flor - Jardín Botánico Mar i Murtra de Blanes, Girona (Robert/CC)
A primavera começa oficialmente no dia 23 de setembro e acaba no dia 21 de dezembro. É a época em que várias espécies de plantas florecem. É um período mais quente que o inverno, que acabou há pouco tempo. Agora vai esquentar cada vez mais até o verão, que é a próxima estação.
No inverno faz frio e o clima é seco. No verão é tudo ao contrário. A primavera é a época de muitas mudanças nas condições do clima e são justamente essas mudanças que favorecem o crescimento das plantas.
A união das boas fases do solo, do clima e da temperatura ajudam as flores a brotarem. Essa também é a época de preparação para o verão, quando os frutos amadurecem.
Por isso, as plantas precisam ser fecundadas antes, para que os frutos sejam produzidos a tempo. As cores das flores chamam a atenção dos polinizadores: abelhas, mosquitos e outros insetos.
Muitas flores se destacam nessa época: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário: