PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de setembro de 2012

Efeito Estufa

Material do http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/

O que é?
O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera permitindo assim que ocorra a vida da forma como a conhecemos.

Se não houvesse o efeito estufa a temperatura média da Terra seria -18ºC ao invés dos 15ºC que temos hoje, ou seja, 33ºC menor.

Para entender como funciona, pense em um ônibus parado, com os vidros fechados e sob a luz do Sol. Os raios que chegam do Sol na forma de radiação ultravioleta passam pelos vidros e, ao atingirem a superfície do ônibus, se transformam em calor na forma de radiação infravermelha.A radiação infravermelha tem dificuldade de atravessar os vidros do ônibus, e com isso, a parte que fica presa no interior do veículo, causa o aquecimento do ônibus.

O mesmo ocorre com a atmosfera da Terra onde alguns gases funcionam como o vidro do ônibus, deixando passar a radiação ultravioleta que chega do Sol, mas impedindo a radiação que é convertida em infravermelho na superfície e devolvida para a atmosfera na forma de calor. Essa radiação refletida na forma de calor tem dificuldade de retornar para o espaço pois é capturada pelos gases estufa que se aquecem, aumentando assim a temperatura do ar. Os principais gases estufa são o vapor da água e gás carbônico.


O balanço de energia
Da forma como está composto atualmente, o sistema Terra-atmosfera está em equilíbrio pois toda energia que entra é igual a que sai.

De toda radiação solar que atinge a Terra, 30% é refletida antes de atingir o solo. 70% é absorvida e convertida em calor. Para que o equilíbrio energético seja mantido, toda essa radiação deverá ser emitida de volta para o espaço.

Mas, se houver um aumento da concentração do gás carbônico poderá ocorrer um aumento do efeito estufa e, portanto sairá menos radiação do que entra. Essa diferença causará o aquecimento da baixa atmosfera, aumentando a temperatura média ta Terra e causando possíveis desequilíbrios ambientais.

Mesmo que o dióxido de carbono esteja em baixas concentrações na atmosfera a sua importância para o efeito estufa é fundamental.
<
Vídeo: Efeito Estufa

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...