PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de setembro de 2012

Ciclo do Nitrogênio

 Ciclo do Nitrogênio
O que é?
O nitrogênio é um dos principais elementos constituintes dos organismos vivos daí a sua importância em compreender a sua reciclagem no meio ambiente. O ciclo do nitrogênio é o caminho que esse elemento faz na natureza.

A ação do homem
As ações do homem no último século provocaram intensas mudanças no ciclo do nitrogênio. Por exemplo, houve o aumento de mais de 100% na fixação do nitrogênio atmosférico para produção de fertilizantes agrícolas, os adubos.

Outra alteração significativa é o aumento na emissão de gases de nitrogênio provenientes da queima de biomassa,  combustíveis fósseis e certas práticas agropecuárias como a criação de gado que produz grande quantidade de excrementos.

Como não se tem observado mudanças na concentração de N2 na atmosfera, pode-se supor que o ciclo de nitrogênio continua em equilíbrio, a pesar do excesso de fixação.

Como funciona?
Mesmo que nitrogênio esteja presente em grandes quantidades na atmosfera na forma de N2 apenas alguns tipos de bactérias conseguem assimilá-lo nesta forma. Essas bactérias, chamadas fixadoras, vivem associadas às raízes de algumas plantas fornecendo-lhes o nitrogênio e recebendo em troca abrigo e alguns nutrientes.

Quando os microorganismos fixadores morrem, liberam nitrogênio no solo sob a forma de amônia (NH3). A ação de bactérias transforma a amônia (NH3) em nitritos (NO2) e nitratos (NO3), sendo este último a fonte de nitrogênio mais aproveitada pelas plantas e conseqüentemente pelos animais.

A devolução do nitrogênio para a atmosfera é feita pela ação de microorganismos chamados de bactérias denitrificantes. Elas transformam os nitratos presentes no solo novamente em gás nitrogênio (N2), que volta à atmosfera, fechando o ciclo natural do nitrogênio. Obviamente que nessas transformações de uma molécula para outra, todos esses microorganismos extraem energia para si.
Vídeo: Ciclo do Nitrogênio 

Nenhum comentário: