terça-feira, 7 de agosto de 2012

Zona da Mata - Minas Gerais

A Zona da Mata Mineira, localizada no sudeste do estado de Minas Gerais é uma das 12 mesorregiões estabelecidas pelo IBGE para Minas Gerais. As outras são: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas e Campos das Vertentes. 
Minas Gerais - Messoregiões do IBGE
A divisão do estado em messoregiões leva em conta os seguintes critérios, de acordo com o IBGE: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial.
A maior parte do relevo é acidentado: morros,colinas e vales. O clima predominante é o tropical de altitude. Os principais rios são: Paraíba do Sul, Doce e Itabapoana. Na economia destaca-se os setores agropecuário e industrial.
A Zona da Mata possui uma população estimada de 2.175.254 habitantes(est. 2010), com uma densidade demográfica de 60,0 hab./km². Na hierarquia urbana destaca-se Juiz de Fora como capital regional. Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá, Cataguases e Viçosa, também são importantes centros sub-regionais. A região é bem servida por rodovias, duas ferrovias, um aeroporto regional e alguns outros aeroportos menores.

Nenhum comentário: