sábado, 31 de maio de 2014

Kika: De onde vem a energia elétrica?

A energia elétrica vem da força dos ventos, dos raios solares, da queima do gás natural e do óleo, e da força das águas. No Brasil, a energia elétrica vem principalmente das usinas hidrelétricas. Hidro vem de água e elétrica vem de eletricidade. Por isso são chamadas de hidrelétricas, as usinas que usam a força das águas para produzir eletricidade.
É assim: primeiro as águas das chuvas vão enchendo uma enorme barragem de concreto. Depois a água sai por tubos enormes e dentro deles a água corre para a usina. Em grande velocidade passa por turbinas. O movimento da água nas pás da turbina acionam o dínamo. O dínamo é uma máquina enorme que gira bem forte transformando a energia mecânica em energia elétrica.
Se não chover os reservatórios ficam com pouca água para acionar as turbinas e o dínamo. Então pode faltar energia nas casas, indústrias, escolas e hospitais. É por isso que nos tempos de poucas chuvas a gente tem que economizar eletricidade.
Para chegar das usinas até a sua casa, a energia elétrica percorre quilômetros a fio, de poste em poste. Do poste em frente a sa casa ela segue por um fio que distribuia energia por todos os cômodos da sua casa. A ponta deste fio é a tomada.
Entre os séculos XVII e XVIII o físico americano Benjamim Franklin observou o céu em noites de tempestade e descobriu que os raios eram descargas de correnets elétricas que vinham das nuvens. Mas só no final do século XIX, os homens começaram a usar a energia elétrica no seu dia a dia.
Hoje a gente não pode viver sem ela. É com a energia elétrica que ligamos os computadores, encerramos o chão, congelamos o sorvete e esquentamos o macarrão. (Texto do vídeo de domínio público - De onde vem a energia elétrica?)

Animação apresentada por Kika, uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada.

Nenhum comentário: